Filme Stigmata

O FILME STIGMATA

Um grupo de sacerdotes trabalhavam na tradução dos evangelhos do Apóstolo Tomé, encontrado em Nag Hammad, 1945. A pressão da igreja sobre os tradutores acabou dividindo o grupo. Com isso cada sacerdote sabia apenas algumas partes do texto original.

O filme começa com a morte de um deles, provocada pela vida angustiante da descoberta de um tesouro da humanidade, com a obsessão da Igreja Católica em esconder as palavras de Jesus Cristo ditas ao Apóstolo Tomé. O contato com os textos e seu sofrimento associado a sua fé, provocou-lhe o desenvolvimento de estigmas (fenômeno paranormal cujos efeitos aparecem em sangramentos na cabeça, mãos e pés, locais em que Jesus foi ferido durante o Calvário).

Os Manuscritos colocavam em risco a existência da Igreja. Eram ensinamentos de Jesus onde dizia que o verdadeiro templo de Deus não é feito de pedras e nem madeira… o verdadeiro templo de Deus está dentro de cada pessoa. Com essa afirmação, Jesus queria dizer que não há necessidade da existência de um templo ou Igreja; se quiser procurar Deus, basta que você olhe para dentro de si. Estas palavras são perigosas, tanto para a Igreja Católica como para a igreja Evangélica.

Na seqüência do Filme, Frankie Paige (Patricia Arquette), uma jovem cabeleireira depois de receber um rosário de sua mãe, ela começa a falar com vozes de outras pessoas, estranhas forças começam a agir sobre seu comportamento e ela passa a desenvolver também os estigmas. Era o padre morto que queria assim chamar a atenção da Igreja sobre a verdade que revelava o Evangelho de Tomé.

Frankie procura ajuda de médicos e terapeutas, mas não encontra respostas. Durante um ataque de possessão dentro do metrô, um “padre” da comunidade presencia os fenômenos produzidos por ela, com isso a igreja passa a analisar o caso.

O Vaticano é notificado e envia o “padre” Andrew Kiernan (Gabriel Byrne), um estudioso em possessões demoníacas, para acompanhar o caso. Ele confronta-se com a poderosa força que controla Frankie. Numa dualidade de crenças e fé entre a ciência e a religião, O padre Kiernan faz de tudo para livrar a jovem Frankie desta força destruidora.

Quando altos sacerdotes do Vaticano descobrem que a possessão era real, e que a jovem tinha o conhecimento dos textos originais do Evangelho segundo Tomé, enviam o “cardeal” Houseman para investigar o caso, e ele tenta matá-la.

O “padre” Frankie entra em contato com esta nova realidade de Cristo, e acaba descobrindo os textos originais escondidos pelo “padre” morto.

Fonte: https://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/4241/stigmata/

2 COMENTÁRIOS

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco + 10 =