O que mais tem no Brasil é “evanjegue”, diz INRI CRISTO sobre piadas

Por Amon Borges, colaboração para a Folha, 05/12/2011

“Posso ser louco, mas não sou bobo”, afirma INRI CRISTO em entrevista à Folha. Ele será o protagonista do “Fritada”, nesta terça-feira (6), no Teatro das Artes, que fica no shopping Eldorado (zona oeste de São Paulo).

Autointitulado “emissário do Pai”, Inri está tranquilo em relação ao projeto liderado pelo humorista Diogo Portugal, em que comediantes fazem comentários ácidos sobre os convidados. Já estão confirmados para a apresentação Murilo Couto, Fabio Rabin e Patrick Maia.

“Eu estou acostumado. Isso aí para mim é um clubezinho, vou participar de um clubezinho. Porque eu sou inatingível. Podem falar o que quiser.”

Para ele, a maioria das pessoas não o leva a sério por estarem “encabrestadas”: “O que mais tem no Brasil, por exemplo, é ‘evanjegue’, que são esses que se dizem evangélicos, porque tem sobre o dorso montado o lobo na pele de ovelha, que lhes chantageia com o dízimo e lhes confisca 10% de seus miseráveis salários.”

E, às vésperas do Natal (teoricamente seu aniversário), revela que não gosta da data: “O Natal para mim é uma data comercial. Não existe. É uma coisa inventada pelos homens, aliás é uma data pagã […] e foi sempre a data mais triste para mim, em toda a minha vida”.

Inri lidera sua própria igreja, a Soust (Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade), em Brasília, cidade que considera ser a “Nova Jerusalém”.

Embora viva na capital executiva do país, ele ressalta que não tem nenhuma aspiração política: “Eu nunca vou ser candidato a nada, nunca. Eu já vim com um mandato de meu Pai”.

Para propagar as ideias de Inri, suas discípulas resolveram gravar vídeos inspirados em músicas de artistas famosos, como Britney Spears, Amy Winehouse e Justin Bieber.

“Isso surgiu de uma brincadeira. A princípio, quando nem sequer existia Youtube, algumas discípulas cantavam músicas de MPB antigas que Inri apreciava, como forma de alegrar o ambiente. Até que em meados no ano 2007, resolvemos gravar uma paródia da música ‘A Banda’, de Chico Buarque”, conta a discípula Adeí Schmidt.

VEJA VERSÃO DE JUSTIN BIEBER:

Leia o bate-papo com INRI CRISTO:

Guia Folha – Como estão os preparativos para o Natal?
INRI CRISTO – O Natal para mim é uma data comercial. Não existe. É uma coisa inventada pelos homens, aliás é uma data pagã […] e foi sempre a data mais triste para mim, em toda a minha vida. Porque é a data em que eu vejo o rico humilhando o pobre. É data em que os filhinhos de rico podem mostrar os presentinhos que ganharam. enquanto os pobrezinhos ficam lá e, quando muito, recebem uma migalha…algum brinquedinho, às vezes, sobra pra eles. Então é uma data muito triste para quem enxerga as coisas com os olhos que eu enxergo.

Por que acha que a maioria das pessoas não te leva a sério?
INRI CRISTO – Porque muitas estão encabrestadas. Então uma pessoa encabrestada, igual a um jegue, tem que obedecer ao dono do cabresto. Eu estou falando que é a maioria. Mas é claro que tem os livres pensadores, os seres “raciocinantes”, que caminham eretos. Estes me olham, me ouvem, me questionam e formam o juízo pessoal, sem consultar dono de cabresto nenhum. Só aqui em Brasília tem 5.000 seitas –são 5.000 donos de cabrestos–, então é claro que mesmo aqui em Brasília, que é a Nova Jerusalém, no Apocalipse 21, a maioria está encabrestada. O que mais tem no Brasil, por exemplo, é “evanjegue”, que são esses que se dizem evangélicos, porque tem sobre o dorso montado o lobo na pele de ovelha, que lhes chantageia com o dízimo e lhes confisca 10% de seus miseráveis salários. Eu não gosto de ser contundente, mas sou obrigado a ser.

Como o senhor ganha a vida?
INRI CRISTO – Como eu não sou comerciante, é claro que não vendo sacramentos, não chantageio o dízimo, não peço esmolas, porque meu Pai não é mendigo nem eu sou. Como aqui a sede do reino de Deus formalizada pela Soust, então o reino de Deus vive sob a égide da providência divina. Ele, o Senhor, o Altíssimo, é que inspira os filhos dele, que, quando constatam a minha sinceridade, honestidade –por isso eu me exponho em qualquer programa de mídia, para que o povo possa me examinar, me analisar–, daí eles dão com a mão direita sem que a esquerda saiba quanto, como eu ensinei há 2.000 anos.

Tem medo dos humoristas no “Fritada”?
INRI CRISTO – Eu estou acostumado. Isso aí para mim é um clubezinho, vou participar de um clubezinho. Porque eu sou inatingível. Podem falar o que quiser. Faz de conta que está passando por uma rua e alguém te chama por um nome pejorativo. Por exemplo, “seu ladrão”. Você vai olhar? Não vai. A não ser que tu sejas um ladrão. Então assim é o INRI CRISTO. Se alguém fala qualquer bobagem para mim ela não me atinge. Se tiver muito perto é claro que eu geralmente coloco a pessoa no seu devido lugar. “Bom, você está querendo atribuir a mim uma virtude que só a ti pertence?” Pronto.

Com a corrupção em Brasília e no resto do país, considera que só um milagre para resolver? Já pensou em se candidatar?
INRI CRISTO – O grande milagre será quando o povo escolher devidamente os seus representantes. Eu nunca vou ser candidato a nada, nunca. Eu já vim com um mandato de meu Pai. Mas estou dizendo que um dia o povo vai resolver, exigir o direito dele de escolher e não vai precisar votar obrigado. Porque na verdadeira democracia o voto é facultativo. Quando o povo é coagido a votar em candidato que ele nem conhece, que ele não confia, então não é democracia. No dia em que o povo adquirir o direito de votar devidamente no candidato que ele escolher, daí muitas coisas mudarão. E também que Deus inspire o povo a escolher o candidato devidamente, não porque [o candidato] deu um presente, um sabonete, uma pasta de dente, um ingresso para ir a um show. Não. O povo tem de escolher um candidato que ele vê que tem capacidade de fazer alguma coisa para o país.

Quando começou a se considerar a reencarnação de Jesus?
INRI CRISTO – Desde criança eu obedeço a uma voz imperiosa na minha cabeça, mas eu não sabia quem falava. Não dizia para ninguém que eu seguia essa voz. Só em Santiago do Chile ela se revelou quando me disse: “Eu sou o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó. Eu sou teu Senhor e Deus, e tu és meu primogênito.” Já percebeste que posso ser louco, mas não sou bobo. Já percebeste, né? Loucura é diferente da demência. É a mãe dos filósofos, dos profetas, dos inventores e dos grandes descobridores da humanidade.

Fonte: https://guia.folha.uol.com.br/teatro/1015530-o-que-mais-tem-no-brasil-e-evanjegue-diz-inri-cristo-sobre-piadas.shtml.

Artigo anteriorEntrevista a “O Jornal” de Batatais
Próximo artigoINRI CRISTO: “Desde criança é a data mais triste pra mim”

1 COMENTÁRIO

  1. Sobre INRI CRISTO ser ou não ser JEZUS CRISTO renassido, komesei com 50% para sim & 50% para não. O “Ato Libertário” por ele proklamado na Katedral de Belém do Pará em 28 de Fevereiro, 1982 & sua kontrastante opozisão aos dogmas estapafúrdios/imbesis do Kristianismo Ofisial (Romano & Protestante) milenarmente impostos à injênua (h)umanidade me levaram a admitir 99% para sim & 1% para não . Grasas à Petição Pública Brasil , esperamos ouvir em breve sua fala em rede TV nasional à toda nasão brazileira para atinjirmos 100% de SIM ! Filozofiisto, KOF/ Brazil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

três × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.